Cola na CrisR: O sono e a sua fome

2 de julho de 2020

O sono e a sua fome



A importância do Sono

O ser humano tem na sua formação, esse ciclo regulado por diversos hormônios e outros sinalizadores, primeira luz do dia vai te fazer acordar, começou a escurecer vai te fazer ir dormir.

E alguns hormônios como os hormônios de fome e saciedade são regulados durante a noite de sono. Se você dorme mal, tem um sono não revigorante, você tem grandes chances de ter estes hormônios desregulados e muito mais fome no dia seguinte.

Acordar revigorada do sono, não é acordar pilhada de energia no 220wats não, esse é um pensamento equivocado, acordamos e lentamente vamos fazendo as coisas, pois lentamente vai subindo os hormônios e sinalizadores de "hora de acordar"

E por que estou falando do ciclo circadiano ou ritmo circadiano?

Por que ESTAR ALINHADO COM O RITMO CIRCADIANO vai influenciar o seu sono, no seu "sentir se revigorado" após uma noite de sono.

Se você trabalhar junto com o ritmo do seu organismo você terá um sono reparador. Então entenda como funciona o ritmo circadiano.

É espontâneo e repetitivo a cada 24hrs, você não controlar.

Este ciclo pode ser “alterado” pelo ciclo claro-escuro ambiental normal criado pela rotação da Terra de forma que a periodicidade do relógio parece ser controlada pelo ambiente.

A glândula pineal, perto do hipotálamo, sintetiza o hormônio MELATONIA pelo neurotransmissor SERATONINA, o qual tem o TRIPTOFANO como precursor.

A síntese de melatonina é inibida pela luz e marcadamente estimulada pelo escuro.

Desta forma, a melatonina pode transmitir a informação de que a noite chegou, e as funções corporais são reguladas de acordo.

A retroalimentação de melatonina ao amanhecer ou ao anoitecer também pode ajudar a disparar o relógio dia-noite de 24 a 25 horas.

A melatonina possui inúmeras outras ações, incluindo a indução do sono. Seu organismo vai produzir mais melatonina, quando vai escurecendo e diminuindo o cortisol, e isso vai fazendo você ficar sonolento, porem não é só isso que controla o seu sono.

A glândula pineal também é estimulada pela luz,  isso inclui a luz (azul) do celular, a luz do computador, a luz da sua casa.

O que te faz concluir que: SEU ESTILO DE VIDA literalmente esta tirando seu sono.

O que fazer então?

Dentro do possível da sua realidade,  pois sei que muitos ainda tem responsabilidades que devem ser cumpridas a noite, mas tirando isso tente seguir essas dicas:

* ao começar a escurecer vá desacelerando a casa,
* falando mais baixo,
* não acendendo luzes fortes,
* não ligar televisão,
* não usar celular ou computador
* coma se tiver fome, no maximo 2hras antes de ir dormir
* privilegie alimentos com triptofano, alimentos ricos em triptofano como: carne, peixe, ovo, e ainda tem as amêndoas e abacate
* chás como: de raíz de valeriana, de lavanda, de flor do maracujá 
* tente ir para cama o mais próximo de 22hrs, quanto mais cedo melhor o sono será

Repita o processo por dias, tudo é uma questão de habito, você consegue mudar seus hábitos desde que queira. Dormir cedo não é um hábito comum,  ficar sem o celular à noite também não é, não ver televisão à noite também não. Então crie hábitos saudáveis, e não precisa fazer todos de uma vez,  faça o que conseguir que ja será um passo a frente.



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