Cola na CrisR: Setembro 2019

8 de setembro de 2019

Congele seus legumes e tenha Comida Natural sempre disponível!




Como congelar seus legumes?




Vamos falar de Comida!
Uma das críticas que recebo quando falo de Comida Natural é que precisa ser preparada e a pessoa:


Não tenho tempo pra cozinhar
Não tenho tempo pra preparar

Ok, hoje em dia a pessoa trabalha, estuda, 
e o pior "ladrão" de tempo de todos é:
 o tempo perdido no ir e vir pro trabalho, pra faculdade, pro estagio, 
hoje em dia a gente é capaz de andar por 2 horas de ônibus 
e não sair de dentro do Rio de Janeiro, imagina nas outras grandes cidades? 

Então pra te ajudar a ter Comida Natural de fácil acesso pra você na correria do dia a dia, a saída é congelar, mas muitas pessoas tem dúvidas em como congelar e o que pode congelar. 

Então vamos lá, vou te passar um passo a passo pra você preparar os vegetais para o correto congelamento:

  • Retire as cascas e partes não comestíveis;
  • Lave-os bem;
  • Corte os vegetais na maneira que preferir para utilizá-los depois (ex: cubos, rodelas...);
  • Coloque os legumes e vegetais por cerca de 2 minutos em água fervendo;
  • Retire-os da água quente e coloque-os em uma bacia com água e gelo (choque térmico);
  • Seque-os bem com um pano limpo;
  • Embale os vegetais em sacos de congelamento com fecho (tire o máximo de ar e feche bem) ou em recipientes de vidro (ideal para molho de tomate) com tampa.
  • identifique os sacos ou potes com a data de congelamento/validade.
  • Procure sempre congelar em porções exatas que serão consumidas posteriormente (facilitará o descongelamento);

O que eu posso congelar desse jeito?
Cenoura, pimentão, vagem, brócolis, espinafre, batata (inglesa, baroa e doce), abóbora, beterraba, berinjela, couve, abobrinha, nabo, milho, aspargo, couve-flor, ervilha. Quando congelados corretamente esses vegetais duram até 3 meses no congelador.

Cebola, alho, manjericão e alecrim também podem ser congelados, mas não precisam passar pelo choque térmico (somente lavar, corta e secar muito bem antes de embalar para o congelamento). Esses temperos duram até 1 mês congelados.

O tomate pode ser congelado processado na forma de molho.

Não é recomendado congelar os vegetais que serão consumidos crus em saladas, como: alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino e rabanete.

Na hora do descongelamento, o ideal é colocá-los na geladeira um dia antes do uso, mas dependendo da preparação podem ser utilizados diretamente (ex: em sopas, assados, etc).


Então o que achou? Gostou? 
Quero saber, comenta aqui!




2 de setembro de 2019

Hábitos bons te levam ao sucesso duradouro.


Hábitos e seu sucesso

Tarefa 2 desafio. Tudo que você faz é um conjunto de hábitos. Quando você não alinha seus hábitos com seu objetivos, você não tem sucesso duradouro.

Hábitos que você cultiva desde que nasceu, hábitos de sua mãe, de seu pai, tios, irmãos, dos amigos de colégio, dos amigos do trabalho, da faculdade. Você é uma coletânea de hábitos de várias pessoas.
Alguns vocês nem viram mas nem incluira na sua rotina porque era contra sua moral, contra seus valores, outros você rapidamente abraçou ou simplesmente foram impostos por imposição. "Vai escovar os dentes antes de dormir menino!" Então no meio dessa coletânea você desenvolveu os seus hábitos porém foram poucos, e eu hoje venho te convidar a perceber isso e a analisar. Por que os hábitos são importantes neste processo de transição pra Comida Natural, resgate da saúde, perda de peso?
Porque você faz muitas, mas muitas coisas pela simples força do hábito, e é tão grande que as vezes você nem viu e pronto, ja fez, de tão automático que fica o hábito.
E quando você tem mais hábitos que vão contra o seu objetivo do que hábitos que te levam a seu objetivo, você esta perdendo.
Então pra resolver você tem que saber quais são estes hábitos.
Hoje você vai identificar seus Hábitos em duas categorias, os hábitos que te levam de encontro com seu objetivo e os hábitos que vão na marcha ré dos seus objetivos.
Faça uma lista com todos os hábitos que você consegue se lembrar, cada um na sua coluna, Hábitos 😊e Hábitos😢Simples não é?
E então priorize os hábitos em ordem de que você quer abandonar primeiro.
por exemplo, fumar, beber, doce, refrigerante
você prioriza: 1-refrigerante, 2-doce, 3-beber, 4 fumar
e pra cada hábito você vai precisar incluir um novo hábito.
por exemplo, eu tomo refrigerante porque quero beber enquanto como, novo hábito é Água
E vai fazer isso pra cada Hábito a ser abandonado
Você não precisa abandonar todos os hábitos num dia só, isso é difícil, pode tentar, mas o que tem sido mais fácil a ser seguido é: priorize, foque em um ou dois hábitos a abandonar e trabalhe com eles por uns 15 dias, e então inclua um novo hábito a abandonar.
Esteja sempre refazendo a lista, novos hábitos podem surgir e ser abandonados.


Eu vou te acompanhar neste caminho, degrau a degrau.
Vem comigo, me conta suas dúvidas, to te aguardando.


1 de setembro de 2019

Quero emagrecer por onde começar?



Venho te convidar pra participar deste Desafio Comida Natural.

O grupo é no WhatsApp, quer participar?

E o primeiro passo é começar por bolar a sua estratégia pra resgatar sua saúde perdida com industrializados, açúcar, álcool, etc e de bônus perder aqueles quilinhos que vocês querem. 

Você vai precisar de um caderno ou de uma forma de anotar tudo que eu passar pra você fazer, não é muito, porém ver a evolução nas suas anotações vai te trazer ânimo constante.

*PRIMEIRO DE TUDO*
Por que você quer fazer isso? Realmente, sinceramente, não precisa ser nada rebuscado não, mas precisa ser aquele motivo que vai te tirar da casa no dia frio, com chuva, com (a maior TPM, isso só pras meninas, :)), o que te faz levantar da cama num caso desse?

Assista esse vídeo pra te ajudar


Sabe por que disso? Porque nestes dias difíceis esse motivo é que vai te fazer seguir em frente, que vai buscar lá a sua Disciplina, Determinação, para seguir em frente. Geralmente as pessoas focam no perder peso, ok, mas esse não é o motivo real que a faz querer perder peso, e dae um comentário atravessado de um familiar ou amigo e a pessoa se sente mal, e desiste. Por que essa pessoa não tem um motivo sólido. 

A pessoa que infartou, levanta todo dia a vai dar a caminhada dele não é? Todo mundo pode falar que ele ta paranóico com a caminhada, que ele não vai parar, esse é o motivo dele. Viver!

Você tem que achar esse seu motivo.

seja sincera(o), por exemplo: a obrigação de pagar as contas, só levanto porque tenho que pagar as contas e pra isso preciso ir trabalhar, porque se não fosse o trabalho não levantava não. Ok, não tem problema nisso não.

E usando esse exemplo, pensando assim, você hoje gastando muito com remédios, e médicos, deixando de gastar esse dindin seria bom não seria? 

Isso que você tem que fazer identificar, entende? pode ser qualquer coisa e você não precisa escrever aqui no grupo não, escreve no seu caderno

Vou dar o meu motivo aqui como mais um exemplo

Eu CrisR me levanto às 5:00 e vou treinar todo dia porque eu quero estar com saúde, autonomia e força pra poder ser a avó mais ativa já vista na face da terra. E isso não se constrói quando já se tem 80 anos. 

Isso fará muita diferença no seu caminho, se você ainda não sabe que motivo é esse que te movimenta, não tem problema, escreva o lógico: perder peso. E no caminho você descobrir. 

Eu vou te acompanhar neste caminho, degrau a degrau.
Vem comigo, me conta suas dúvidas, to te aguardando.